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YouTube Growth: conheça cases de sucesso dentro da plataforma

Por buffalo
12 de março de 2020

Este é o nosso terceiro e último artigo da série sobre YouTube Growth. Até agora, já exploramos seu conceito, descrevemos suas vantagens e demos dicas práticas de como apostar nessa estratégia.

E, neste texto, vamos falar sobre a etapa de avaliação de desempenho do canal. Além disso, te mostramos canais de marcas que estão obtendo sucesso na plataforma usando as técnicas de Youtube Growth. Entre eles, estão dois cases de projetos para YouTube da Buffalo. 

 

A importância das métricas 

Você adotou todas as boas práticas que sugerimos na plataforma, mas não sabe se está dando resultados? Algumas métricas podem te ajudar a fazer essa análise. 

As métricas são essenciais em qualquer estratégia de comunicação. E a definição de quais são as mais importantes para a sua estratégia depende totalmente dos objetivos que foram traçados.

Exemplo: se o seu objetivo é crescer o seu canal, acompanhar o número de inscritos e de visualizações vai te dar uma boa noção da eficiência da estratégia.

No entanto, se o objetivo for gerar vendas com o seu conteúdo, então uma boa métrica pode ser o CTR (taxa de cliques). Ele indica a proporção de usuários que clicaram em um link (no caso, o CTA inserido no vídeo ou na sua descrição) para o total de visualizações. 

Dessa forma, é importante ter em mente as métricas adequadas para os seus objetivos e analisá-las frequentemente. Afinal, é a partir dessas avaliações periódicas que é possível identificar os pontos positivos e negativos da estratégia e, então, fazer melhorias até que o propósito inicial seja alcançado.

De forma geral, bons indicativos de que sua estratégia tem funcionado bem são: um alto número de visualizações; taxas altas de tempo de visualização; alta retenção de audiência; e bom engajamento com o público

 

Canais de marcas bem sucedidos no YouTube

Uma boa forma de visualizar como uma estratégia pode performar é analisando outras pessoas e empresas que a tenham colocado em prática. 

Então, se você deseja crescer no YouTube, é interessante visitar canais que obtiveram sucesso na plataforma. Porque, analisando um canal, é possível ter em mente o que pode ter contribuído para o seu crescimento.

Por isso, nós listamos alguns exemplos de marcas que estão fazendo um bom trabalho no YouTube:

 

Apple

O conteúdo em vídeo é um grande aliado das empresas de software. Porque esse formato permite uma boa apreensão de como os aplicativos funcionam.

E a Apple aposta nessa parceria, levando para o seu canal no YouTube as funcionalidades de seus produtos, além de vídeos com situações rotineiras. 

Para ter um bom alcance, a empresa investe em entregar um conteúdo de qualidade para clientes no pós-venda.

São quase 11 milhões de inscritos e mais de 820 mil visualizações. E, de acordo com as boas práticas recomendadas, o canal conta com a organização de playlists, legendagem e descrição dos conteúdos e thumbnails personalizadas. 

 

Netflix

A plataforma que é concorrente do YouTube também batalha para ter um perfil de sucesso no espaço do seu rival. 

Como resultado, o canal já conta com mais de 13 milhões de inscritos e quase 2,7 bilhões de visualizações

Os vídeos publicados variam entre trailers de filmes e séries, erros de gravação, vídeos com influenciadores e momentos especiais de algumas de suas produções.

Pensando nas boas práticas para um bom alcance na plataforma, podemos perceber que a Netflix se preocupa em organizar seus vídeos em playlists, incluir legendas, usar thumbnails personalizadas e descrever o conteúdo dos vídeos. 

 

Red Bull

A Red Bull é outra que leva para o seu canal diversos vídeos de esportes radicais, além de algumas webséries originais.

O canal conta com o uso de thumbnails, descrições dos vídeos, uso de playlists e legendagem. 

São mais de 5 mil vídeos na plataforma, 9,2 milhões de inscritos e 2 bilhões de visualizações. 

 

GoPro

O canal da GoPro já foi considerado pela Google como um dos melhores da plataforma. E o ótimo engajamento da marca com o público pode ser uma das razões para o sucesso do canal. 

Nesse espaço, a marca compartilha vídeos de esportes radicais que foram gravados com uma GoPro. 

Apesar do bom alcance, o perfil não é tão organizado como os demais. O canal é organizado em playlists, mas poucos vídeos contam com legendas e thumbnails personalizadas. 

O perfil tem pouco mais de 2 mil vídeos e conta com 8,62 milhões de inscritos, mais de 2 bilhões de visualizações e uma média de 300 comentários por vídeo.

 

Magazine Luiza

Mais do que divulgar seus produtos, a estratégia da Magazine Luiza no YouTube é destinada a reforçar o relacionamento com seus clientes.

Nesse espaço, a marca faz vídeos de unboxing de lançamentos, comparações de produtos, dá dicas de aplicativos e tira dúvidas dos consumidores. 

A forma como ela se direciona ao público é intimista, a fim de criar uma interação direta e totalmente focada no cliente.

O canal conta com playlists e thumbnails personalizadas e mais de 12 mil vídeos publicados. E, como resultado do bom gerenciamento do canal, a marca conta com 423 milhões de visualizações e 1,87 milhões de inscritos. 

 

Como desenvolvemos um projeto para YouTube na Buffalo?

Aqui na Buffalo, desenvolvemos diversas estratégias com vídeos, como projetos para YouTube, Brand Publishing, Marketing de Conteúdo, cursos on-line, treinamentos corporativos, entre outros. 

E, na maioria das vezes, a estratégia é desenhada e desenvolvida de ponta a ponta pela nossa equipe. Com os projetos para YouTube não é diferente. Tudo gira em torno de quatro grandes processos: planejamento e estratégia, criação, produção e distribuição.

Antes de mais nada, no momento de planejamento e estratégia, buscamos entender a dor do cliente e pensar na melhor estratégia para solucioná-la. Ainda nessa etapa, pensamos no que será desenvolvido e na distribuição do material.

A criação inclui os processos de curadoria do conteúdo e roteirização, bem como desenvolvimento da identidade visual.

Depois, vem a produção, quando nosso vídeo começa a ganhar forma. Nessa etapa, fazemos a captação e edição dos vídeos.

Antes da distribuição, pensamos em como fazer aquele conteúdo ranquear no YouTube. Para isso, trabalhamos com técnicas de SEO. E então, colocamos em prática uma estratégia de distribuição inteligente desses vídeos.

Toda a produção é guiada considerando as boas práticas do YouTube Growth. Ou seja, nos preocupamos com a produção de um conteúdo de qualidade, a partir de uma criteriosa curadoria de conteúdo. E, assim, garantimos que aquele material seja realmente relevante para o público; criamos artes para as thumbnails de todos os vídeos; fazemos a pesquisa de palavras-chave e, com base nela, definimos o título dos vídeos e as tags; descrevemos todo o conteúdo do vídeo; além de outras etapas que entendemos como importantes para a estratégia de cada um dos nossos parceiros. 

 

O que entregamos:

  • Roteiro;
  • Storyboard;
  • Identidade visual;
  • Vídeo gatilho;
  • Vídeo completo;
  • Thumbnail;
  • Texto SEO (descrição e tags);
  • Orientações gerais para distribuição orgânica dos conteúdos, de acordo com as práticas do YouTube Growth.

 

Case: Banco BS2

canal do Banco BS2 no YouTube é um projeto de Brand Publishing. A parceria surgiu a partir da necessidade do banco em proporcionar a seus possíveis clientes um melhor entendimento sobre o mercado financeiro.

O Banco BS2 é uma evolução do Banco Bonsucesso, e já tem mais de 25 anos de experiência. Em 2017, surgiu com a proposta de se tornar um banco 100% digital. O objetivo desse novo posicionamento é fazer com que a vida financeira dos clientes seja mais prática, simples e segura.

A produção dos vídeos para o YouTube tem três focos: levar ao público conteúdos de educação financeira; tirar dúvidas sobre o banco; e explicar o conceito e os pilares do Open Banking.

Todo o projeto é trabalhado por nós de ponta a ponta. Fazemos a curadoria do conteúdo, o roteiro, identidade visual, captação de imagens, edição dos vídeos, redação com técnicas de SEO, bem como pensamos a estratégia de distribuição inteligente na web. Aliás, essa última etapa também é baseada nas práticas do YouTube Growth.

 

Case: Direcional Engenharia

Em parceria com a Direcional Engenharia, nós desenvolvemos o projeto para YouTube ‘Ligado no meu Direcional’.

A Direcional é uma das maiores construtoras do Brasil e tem como foco o desenvolvimento de empreendimentos populares e de grande porte.

A estratégia de conteúdo para a marca surgiu com o objetivo de compartilhar com o público detalhes sobre o processo de financiamento de um apartamento.

Para esse projeto, pensamos no planejamento e na estratégia, estruturamos o conteúdo, criamos o cenário, roteirizamos todos os vídeos, fizemos a captação e edição de imagens e ainda orientamos o cliente a incorporar o YouTube Growth na sua estratégia de distribuição no YouTube. 

 

Aqui termina a nossa série de textos sobre o YouTube Growth, em que exploramos o conceito e as vantagens dessa estratégia; demos dicas de como colocá-la na prática; e ainda trouxemos cases de sucesso na plataforma, demonstrando a eficiência das estratégias de otimização de um canal.

 

Viu como uma estratégia bem pensada pode alavancar o canal da sua marca no YouTube? Se você estiver pensando em começar a investir na plataforma, entre em contato com a nossa equipe!