Prova social: conteúdo para sua estratégia de video marketing

20 de março de 2024

Sete em cada dez pessoas confiam na recomendação de indivíduos que elas não conhecem para tomar uma decisão de compra. Esse é o resultado de um estudo realizado pela consultoria Nielsen, que revela o quanto é importante as marcas investirem na produção de depoimentos dos seus clientes.

No video marketing, chamamos de prova social a validação de consumidores sobre determinada marca ou produto. E, neste artigo, vamos te apresentar o conceito, explicar como explorar esse tipo de conteúdo e revelar por que é essencial inseri-lo na sua estratégia digital.  

O que é prova social?

prova social é um mecanismo de persuasão que auxilia a convencer clientes em potencial a fechar uma compra ou contratar o serviço de uma empresa. O grande pilar que sustenta essa técnica é a influência social. E a publicidade faz isso há décadas, explorando a imagem de personalidades para validar seus produtos e impulsionar suas vendas.

Com a transformação digital, as propagandas de TV ou relatos de amigos e parentes deixaram de ser suficientes para a tomada de decisão. A internet ampliou as redes de indicações, com a abertura de espaços para depoimentos de consumidores, que vão desde uma caixa de comentários no seu próprio site, nas redes sociais corporativas, ou em fóruns on-line.

Para se ter uma ideia, 9 em cada 10 pessoas afirmam acreditar mais no que foi dito por um cliente do que no que a marca fala sobre si mesma. Além disso, 95% das pessoas dizem que suas decisões de compra são influenciadas por resenhas feitas por outros consumidores.

Hoje, milhares de vídeos postados no YouTube, por exemplo, são de pessoas testando ou relatando suas experiências com alguma mercadoria. Muitos com uma grande audiência.

E, claro, as marcas passaram a perceber o grande potencial desse formato de vídeo. Isso porque a experiência de um consumidor real passa uma mensagem mais legítima que a voz da própria empresa.

Além de reforçar a autoridade de uma marca, o depoimento de um cliente transmite confiança para outros consumidores. Com essa estratégia, é possível construir e reforçar a imagem positiva de uma empresa e demonstrar o bom relacionamento que ela tem com os seus clientes.

Por que produzir vídeos de prova social para um negócio?

Um conteúdo em vídeo consegue ser muito mais atrativo que em outros formatos. Isso porque o audiovisual tem a capacidade de passar informações de uma forma mais dinâmica, lúdica e interativa. Não é à toa que o vídeo é a tendência do momento no universo da comunicação.

No caso de depoimentos, esse formato traz ainda mais vantagens.

Em vídeo, o depoimento ganha mais expressividade e tem um poder de convencimento maior que um texto, por exemplo. E isso acontece, em boa parte, porque você mostra uma pessoa real, que tem um rosto e uma voz, com quem o seu cliente pode se identificar.

A imagem de pessoas falando sobre suas experiências é capaz de humanizar a marca, principalmente se seus depoimentos soarem espontâneos. Isso transmite mais autenticidade e legitimidade para o que está sendo dito.

Como começar a produzir vídeos de prova social?

Agora que você já sabe como os vídeos de prova social são relevantes para a comunicação de uma empresa, veja algumas dicas de como apostar nesse formato:

  • Credibilidade

Antes de tudo, é essencial saber se o discurso do cliente realmente pode levar credibilidade e confiança para a sua marca. Ou seja, tenha certeza de que ele está realmente satisfeito com a experiência proporcionada por você. Só assim é possível conseguir um depoimento sincero.

  • Autenticidade

E para passar uma mensagem autêntica e honesta, a dica é fugir dos roteiros prontos! A melhor opção é começar uma conversa com o cliente, como em uma entrevista, fazendo perguntas assertivas que possam direcionar o seu depoimento.

  • Storytelling

Além disso, o relato deve soar como uma história, com começo, meio e fim. É preciso contar toda a trajetória daquela pessoa enquanto cliente da sua empresa.

O que levou essa pessoa a te procurar? O que você proporcionou a ela? Como seus produtos e serviços foram capazes de sanar a sua dor? O que a deixou mais satisfeita durante toda essa experiência?

De forma geral, o depoimento deve ser construído com as próprias palavras do cliente. E perguntas como as listadas acima podem ajudar a construir um bom storytelling.

  • Produção e distribuição do vídeo

Além da forma como lidar com a construção dessa história, também é preciso se preocupar com a produção do vídeo. É importante investir na boa qualidade desse material, bem como pensar em uma estratégia de distribuição do conteúdo.

Falando em distribuição, onde usar esses vídeos?

A sua estratégia digital vai guiar os canais onde o material produzido será compartilhado. Por isso, desenhar um hub de conteúdo para a marca é fundamental para traçar o caminho de sucesso dos conteúdos de prova social.

Aqui na Buffalo, oferecemos nossos serviços de ponta a ponta, que vão do planejamento até a distribuição, passando, também, pela criação e produção do conteúdo.

Cases de prova social produzidos pela manada

Fundação Dom Cabral

Para celebrar os 45 anos, a FDC lançou uma websérie com a participação de seis pessoas ligadas à instituição para compartilharem suas experiências.

SEBRAE-MG

Para mostrar os impactos do Programa de Encadeamento Produtivo às pequenas empresas do comércio mineiro, produzimos vídeos com depoimentos de empresários.


Viu como mostrar a satisfação dos seus clientes para outros consumidores pode ser uma ótima ideia? Se você quer começar a produzir vídeos de prova social, entre em contato com a gente.

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