Eles nasceram entre 1995 e 2010. Representam um quarto da população mundial. E são a primeira geração a crescer em um ambiente totalmente digitalizado e com rápidos avanços tecnológicos. Somado ao cenário que a pandemia da Covid-19 inaugurou, é essencial que as marcas prestem atenção ao perfil de comportamento e consumo da Geração Z.
Neste artigo, a gente compartilha com você alguns dos dados mais interessantes e surpreendentes publicados sobre a Geração Z nos últimos anos, sobretudo após a pandemia. Eles nos ajudam a descobrir quem são e o que querem esses jovens e adolescentes que já estão dando o tom do mercado e continuarão o fazendo nos próximos anos.
Nativos digitais
Uma das características mais marcantes da Geração Z é sua conexão natural com a tecnologia. É a primeira geração a crescer em um mundo já conectado à internet e dispositivos móveis. Isso influenciou fortemente os hábitos, comportamentos e expectativas desses jovens com relação ao futuro.
Por isso, é comum para eles se socializar, aprender e se divertir num mundo digital. Eles têm acesso constante a plataformas como YouTube, Whatsapp, Instagram, o fenômeno Tik Tok e, agora, ao Metaverso, um mundo virtual criado a partir de diversas tecnologias e criptomoedas que tem despertado o interesse de marcas e empresas de vários segmentos.
Uma geração com propósito
Acostumada a ter respostas de que precisam a apenas alguns cliques de distância, a Geração Z se tornou mais autossuficiente e busca se informar bem antes de tomar decisões, inclusive na hora de consumir um produto ou contratar algum serviço, sobretudo após a grande crise mundial sanitária.
Acontece que esse público está bem mais preocupado e engajado com causas sociais e ambientais. A decisão de compra passa, também, pela identificação com a missão e propósito da marca.
Agora, confira esse comportamento em números:
Fonte: https://blog.hubspot.com/marketing/gen-z-stats
Além disso, essa geração também está redefinindo sucesso profissional: qualidade de vida, senso de propósito, liberdade para criar e opinar são mais valorizados que salário e estabilidade. Aliás, segundo o relatório Culture Next, divulgado pelo Spotify, 1 em cada 3 jovens está reconsiderando cursar faculdade e 65% planejam ser (ou já são) seus próprios chefes.
Experiências
Se com as gerações anteriores as marcas conseguiam manter fidelidade apenas pela qualidade dos seus produtos e serviços, a Z busca mais que isso! A experiência durante todo a jornada de compras – atendimento, canais digitais, integração do online com o físico, pós-venda ativo –, além de ações que ultrapassam os interesses comerciais ajudam a construir um bom relacionamento com esse público e a engaja-lo.
É aí que projetos de Brand Publishing e Marketing de Conteúdo se tornam essenciais, principalmente para manter constância nessas experiências e reter a atenção desses jovens.
A preferência por podcasts
Essa mesma pesquisa realizada pelo Spotify aponta que “a Geração Z tenta compensar com os áudios suas vidas saturadas pelo digital. Tanto os millennials como a Geração Z estão à procura da combinação perfeita de conteúdos que enriqueçam suas vidas, seja mergulhando de cabeça em um podcast sobre crimes reais, divertindo-se com playlists de música pop ou relaxando com som ambiente.”
Outro dado revelado pelo estudo é sobre a confiança desse público no formato de áudio. Entre os millenials e a geração Z brasileira, 34% disseram que confiam mais em podcasts do que em meios de comunicação tradicionais.
Perceba a mina de ouro que essa mídia pode ser para as marcas porque “41% de todos os ouvintes dizem que confiam mais nos anúncios se os escutarem durante um podcast e 81% afirmam que realizaram alguma ação após escutar um anúncio em um podcast”. Incrível, não é mesmo?
Isso tudo porque creatores e marcas que produzem para seus canais próprios podem trazer mais autenticidade para seus conteúdos.
E como o vídeo é o formato mais consumido pelos internautas, a grande evolução do podcast é o videocast. O bate-papo é gravado em vídeo e distribuído em múltiplas plataformas nos dois formatos.
Conclusão
Bom, se a geração Z corresponde a um terço da população mundial, é urgente adaptar a sua estratégia digital às exigências desse público, apresentadas neste texto. É hora de revisar o planejamento e começar a pensar em conteúdos autênticos que apresentem propósito, aproximação e informação verdadeira.
Investir no vídeo marketing é também uma forma inteligente de começar um namoro com essas pessoas.
Então, não perca tempo! Comece agora a planejar como incluir o vídeo em sua estratégia de comunicação.
E se você precisar de um parceiro que entende de todas as fases do processo de uma estratégia audiovisual on-line – desde o planejamento, até a produção e o monitoramento dos resultados – entre em contato com a gente.
Converse com a gente pelo Whatsapp