Este é o nosso terceiro e último artigo da série sobre YouTube Growth. Até agora, já exploramos o conceito, descrevemos suas vantagens e compartilhamos dicas práticas de como apostar nessa estratégia.
Neste texto, vamos falar sobre a etapa de avaliação de desempenho do canal e ainda te mostrar canais de marcas que estão obtendo sucesso na plataforma usando as técnicas de Youtube Growth.
A importância das métricas para o seu projeto
Você adotou todas as boas práticas que sugerimos na plataforma e quer saber como estão os resultados? Algumas métricas do YouTube podem te ajudar a fazer essa análise.
As métricas, ou KPIs, são essenciais em qualquer estratégia de comunicação. E a definição de quais são as mais importantes para o seu projeto depende totalmente dos objetivos que foram traçados.
Exemplo: se o seu objetivo é crescer o seu canal, acompanhar o número de inscritos e de visualizações vai te dar uma boa noção da eficiência da estratégia.
Mas, se o foco for gerar vendas com o seu conteúdo, então uma boa métrica pode ser o CTR (taxa de cliques). Ele indica a proporção de usuários que clicaram em um link (no caso, o CTA inserido no vídeo ou na sua descrição) para o total de visualizações.
Dessa forma, é importante ter em mente as métricas adequadas para os seus objetivos e analisá-las frequentemente. A partir dessas avaliações periódicas, é possível identificar os pontos positivos e negativos e, assim, propor melhorias até que o propósito inicial seja alcançado.
De forma geral, bons indicativos de que sua estratégia tem funcionado bem são:
Canais de marcas bem-sucedidos no YouTube
Uma boa forma de visualizar como uma estratégia pode performar é analisando outras pessoas e empresas que a tenham colocado em prática.
Então, se você deseja crescer no YouTube, é interessante visitar canais que obtiveram sucesso na plataforma. Analisando um canal, é possível ter em mente o que pode ter contribuído para o seu crescimento.
E nós listamos alguns exemplos de marcas que estão fazendo um bom trabalho na plataforma:
O conteúdo em vídeo é um grande aliado das empresas de software. Isso porque esse formato permite uma boa apreensão de como os aplicativos funcionam. E a Apple aposta nessa parceria, levando para o seu canal no YouTube as funcionalidades de seus produtos, além de vídeos com situações rotineiras. São quase 16 milhões de inscritos.
Para ter um bom alcance, a empresa investe em entregar um conteúdo de qualidade para clientes no pós-venda. E o canal conta com a organização de playlists, legendagem e descrição dos conteúdos e thumbnails personalizadas.
A plataforma que é concorrente do YouTube também batalha para ter um perfil de sucesso no espaço do seu rival. São mais de 23 milhões de inscritos, e, no canal Netflix Brasil quase 10 milhões de assinantes da página.
Os vídeos publicados variam entre trailers de filmes e séries, erros de gravação, vídeos com influenciadores e momentos especiais de algumas de suas produções.
Pensando nas boas práticas para um bom alcance na plataforma, podemos perceber que a Netflix se preocupa em organizar seus vídeos em playlists, incluir legendas, usar thumbnails personalizadas e descrever o conteúdo dos vídeos.
A Red Bull é outra que leva para o seu canal diversos vídeos de esportes radicais, além de algumas webséries originais.
Os administradores do perfil lançam mão de thumbnails, descrições dos vídeos, uso de playlists e legendagem. O resultado não poderia ser diferente: apesar de ser uma empresa com nicho bem específico, o canal soma mais de 10 milhões de inscritos.
O canal da GoPro já foi considerado pela Google como um dos melhores da plataforma. E o ótimo engajamento da marca com o público pode ser uma das razões para o sucesso.
Nesse espaço, a marca compartilha vídeos de esportes radicais que foram gravados com uma GoPro. São mais de 10 milhões de assinantes.
Apesar do bom alcance, o perfil não é tão organizado como os demais. O canal é possui playlists, mas poucos vídeos contam com legendas e thumbnails personalizadas.
Apesar do fenômeno do avatar da marca – a Lu do Magalu – o canal da Magazine Luiza não possui um grande número de inscritos comparado ao de outras empresas citadas neste artigo. São mais de 2,5 milhões de usuários conectados.
Mas a empresa cumpre com seu objetivo no canal: reforçar o relacionamento com clientes a partir de vídeos de unboxing de lançamentos, comparações de produtos, dicas de aplicativos e solução das principais dúvidas dos consumidores.
A forma como Lu se direciona ao público é intimista, o que cria uma interação direta e totalmente focada no cliente.
O canal conta com playlists e thumbnails personalizadas.
Como desenvolvemos um projeto para YouTube na Buffalo?
Aqui na Buffalo, desenvolvemos diversas estratégias de video marketing, como Brand Publishing, Brand Content, Marketing de Conteúdo, Treinamentos Corporativos, além de produções audiovisuais publicitárias.
Todo o projeto é desenhado e desenvolvido de ponta a ponta pela nossa equipe e passa pelo planejamento e estratégia, criação, produção e distribuição.
No momento de planejamento, buscamos entender a dor do cliente para pensar na melhor estratégia para solucioná-la. Ainda nessa etapa, decidimos o que será desenvolvido e como será a distribuição do material. É aqui que criamos o hub de conteúdo.
A criação inclui os processos de curadoria do conteúdo, roteirização e desenvolvimento da identidade visual.
Depois vem a produção, quando nosso vídeo começa a ganhar forma. Nessa etapa, fazemos a captação e edição dos vídeos.
Antes da distribuição, pensamos em como fazer aquele conteúdo ranquear no YouTube. Para isso, trabalhamos com técnicas de SEO. E então, colocamos em prática uma estratégia de distribuição inteligente desses vídeos.
E toda a produção é guiada considerando as boas práticas do YouTube Growth.
Confira um dos nossos cases de projetos para YouTube
Mondaine – Ouse Todo Dia
Aqui termina a nossa série sobre YouTube Growth, em que exploramos o conceito e as vantagens dessa estratégia; demos dicas de como colocá-la na prática; e ainda trouxemos cases de sucesso na plataforma, demonstrando a eficiência das estratégias de otimização de um canal.
Viu como uma estratégia bem pensada pode alavancar o canal da sua marca no YouTube? Se você estiver pensando em começar a investir na plataforma, entre em contato com a nossa equipe!
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