Como o YouTube Growth funciona na prática?

21 de março de 2024

Não vê a hora de alavancar o seu canal no YouTube e ter milhares de inscritos, visualizações e likes? Nós vamos te contar como neste artigo.  

Apesar de diversos influenciadores digitais terem alcançado sucesso de uma hora para outra, esse processo, na maioria das vezes, é mais demorado.

Não basta apenas produzir vídeos e publicá-los. Para garantir um bom alcance na plataforma, você precisa desenvolver uma estratégia de conteúdo e otimizar seu canal, proporcionando uma boa experiência para os usuários.

E o investimento em YouTube Growth pode ser o melhor caminho para esse objetivo.

Se você ainda não conhece o termo, não se preocupe! O conceito é mesmo novo. Mas, você pode entender todos os detalhes sobre ele em outro texto publicado aqui no blog, que é o primeiro artigo da nossa série sobre YouTube Growth.

Neste texto, vamos te dar dicas práticas de como gerenciar o seu canal no YouTube.

Diagnóstico

No primeiro texto da nossa série, falamos como a etapa de planejamento é essencial dentro dessa estratégia. É nessa hora que serão definidos perfil do público-alvo, objetivos, conteúdos e periodicidade.

Mas, além de considerar todos esses tópicos, é preciso fazer um estudo profundo da presença da marca no YouTube. É com base nessa análise, que temos noção de como estruturar toda uma estratégia na plataforma.

O diagnóstico, dessa forma, é um processo importante porque indica quais são as maiores necessidades, erros e acertos de uma marca que esteja presente no YouTube.

Entendendo esses aspectos e pensando nos seus objetivos com o canal, é possível planejar como responder a essas necessidades, sanar os problemas e ainda continuar investindo nas estratégias que já estão dando certo.

Caso sua empresa ainda não tenha uma estratégia de conteúdo rodando no YouTube, o benchmarking entra em cena para contribuir no diagnóstico. Ou seja,  o perfil dos seus concorrentes, nessa e em outras plataformas on-line, é estudado para fins de comparação com a comunicação da sua marca.

Além disso, se você está presente em outras redes sociais, como Facebook e Instagram, é essencial que sua atuação nesses espaços seja estudada. Assim, você pode entender como esses canais podem trazer benefícios para a sua estratégia.

Como alcançar ótimos números com o seu canal no YouTube?

Depois do diagnóstico, do planejamento e das melhorias sugeridas, é hora de definir os conteúdos e formatos dos seus vídeos e começar a trabalhar para que seu canal cresça. Por isso, reunimos 5 boas práticas para que essa etapa seja bem-sucedida.

  1. Qual o melhor tipo de conteúdo?

Como já explicamos, essa determinação só pode ser feita uma vez que você conhece muito bem seu público-alvo.

Mas o YouTube sugere uma estratégia para produção de conteúdos que auxiliam, de modo geral, diferentes canais na plataforma. Estamos falando de Help, Hub e Hero.

Em breve, detalharemos mais esse modelo de planejamento para produção de conteúdo, mas, de forma bem resumida, esses pilares acompanham a lógica do funil de vendas, em que marcas buscam trazer respostas para seus potenciais clientes (conteúdos Help), fideliza-los (conteúdos Hub) e encantá-los (conteúdos Hero).

Essa estratégia, de forma geral, têm um foco muito maior na informação do que na promoção de uma marca.

  1. Consistência nas publicações

Se um dos seus objetivos na plataforma é fidelizar a sua audiência, então a frequência e consistência de publicações são tópicos muito importantes a serem considerados.

Pense na periodicidade ideal para publicações e defina os dias e horários específicos para compartilhamento dos vídeos. Assim, é mais fácil criar na sua audiência o hábito de consumir seus conteúdos.

Se, por outro lado, as pessoas não conseguem saber quando podem esperar um conteúdo novo, podem deixar de acompanhar o seu canal.

  1. Seja atrativo e ofereça uma boa experiência

Produzir vídeos de qualidade e com temas relevantes é essencial para um canal. Mas, nem só de conteúdo vive o YouTube.

Boa parte do sucesso de um canal se deve à experiência que ele oferece. E, quando o algoritmo do YouTube entende que seu canal agrada ao público, ele passa a recomendar seus conteúdos para mais usuários.

Para isso acontecer, é fundamental:

– Criar títulos e thumbnails mais criativos.
– Desenvolver uma identidade visual que seja atraente e que reforce o profissionalismo do seu projeto no YouTube.
– Organizar todo o material do seu canal, categorizando-o, descrevendo o conteúdo, indicando tags e criando playlists que reúnem vídeos relacionados, por exemplo.

– Legendar os vídeos para ter mais tempo de visualização.
– Customizar as URLs.
– Escrever uma boa descrição do canal.

Ganhou a atenção do público? Então faça com que ele tenha uma ótima experiência com o seu conteúdo!

  1. Distribuição orgânica de conteúdos

Se você está decidido a não investir em mídia paga, é necessário pensar em um bom hub de conteúdo. Confira o vídeo sobre o tema!

O caminho mais escolhido é a divulgação dos vídeos em outros canais, como o Facebook, Instagram e LinkedIn.

O mais indicado é que você não apenas replique o conteúdo, mas adapte-o para esses canais.

No Facebook ou Instagram, por exemplo, uma boa ideia é divulgar teasers dos seus vídeos e incluir um CTA para que o usuário veja o conteúdo completo no seu canal.

Para essa estratégia funcionar bem, você precisa de um teaser atraente o suficiente para motivar o usuário a migrar de plataforma.

Outra opção viável é desdobrar o conteúdo do vídeo em um texto para blog e, assim, inseri-lo na página. Ou mesmo levar o vídeo para o seu site ou e-commerce.

Independentemente do caminho escolhido, lembre-se de buscar entender a mídia escolhida e produzir um conteúdo condizente com seu ambiente e sua linguagem.

  1. Mantenha a atenção da sua audiência

Depois que você conseguiu atrair o público, é importante mantê-lo no seu canal pelo maior tempo possível. E o YouTube conta com funcionalidades que contribuem para essa tarefa.

Você pode, por exemplo, reunir vídeos correlatos em uma única playlist e, assim, fazer com que o visitante continue assistindo a seus conteúdos.

Outra forma de sugerir outros vídeos do seu canal é inserindo cards em todos eles, direcionando para conteúdos semelhantes ou complementares.

E aqui entra uma informação muito importante, a que você pode ter acesso usando o YouTube Analytics: o tempo médio de visualização dos seus vídeos. A ferramenta permite ainda descobrir em que ponto do vídeo os usuários costumam abandonar o conteúdo.

Sabendo identificar esse momento, é possível inserir esses cards de forma estratégica e mostrar para o usuário outros conteúdos que possam lhe interessar antes que ele deixe o seu canal.

Também é possível fazer essa sugestão de outros conteúdos na tela final do vídeo. Isso é muito importante para estimular as pessoas a se inscreverem no canal e, ainda, assistir a um vídeo correlatado. Além disso, os cards ajudam a evitar que o YouTube sugira outro vídeo aleatório que poderá tirar o usuário do seu canal.  

A dica de ouro é aproveitar todos os recursos oferecidos pela plataforma e usá-los a seu favor.

Próximo passo

Depois de ter otimizado seu canal é hora de avaliar o desempenho da sua estratégia de YouTube Growth.

Será que você está conseguindo oferecer uma boa experiência para seu público? Quanto tempo os usuários passam no seu canal? Como estão seus índices de retenção e rejeição?

É sobre isso que vamos falar no próximo e último artigo da série sobre YouTube Growth.

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